Olá, tudo bem? Já falamos em outros artigos sobre os sensores infravermelhos ativos e passivos. Hoje, vamos falar sobre outro tipo de sensor: o de abertura. Também conhecido como sensor magnético, ele é usado em portas e janelas para detectar abertura ou arrombamento, e pode ficar aparente ou embutido.

Basicamente funciona por meio de um contato elétrico e um imã. O imã tem o objetivo de manter os contatos acionados e, no caso de abertura de porta, por exemplo, ocorrerá o afastamento dos contatos, enviando imediatamente um sinal para a central de alarmes.

O sistema pode ser encontrado com fio ou sem fio. O sistema sem fiação possui um pequeno rádio transmissor dentro de um pequeno invólucro de plástico. Se a porta ou janela for aberta, um sinal de RF (rádio frequência) será enviado pelo ar, sendo captado por um receptor conectado diretamente à central de alarme.

Entre as vantagens do sensor infravermelho aberto estão o baixo custo, a fácil instalação, o não consumo de energia elétrica e dificilmente provoca alarmes falsos. Mas tem uma desvantagem: a ocorrência de risco de sabotagem, se alguém vier a conhecer o sistema.

Os melhores sensores infravermelhos de abertura você encontra na Modesto Distribuidora, com a garantia e qualidade da JFL Alarmes. Exija do seu instalador essas marcas!