No artigo anterior, destacamos os sensores infravermelhos passivos. Hoje, vamos abordar outro tipo de sensor infravermelho: o ativo.  Esse sensor é ideal para proteção de muros e também atua como verdadeira “armadilha” em áreas abertas, como jardim, gramado etc. Por isso, também chamado de sensor de barreira ou sensor perimetral.

A diferença entre o sensor infravermelho passivo e ativo é que, enquanto somente detecta a movimentação de luz infravermelha emitida por corpos quentes, o sensor ativo conta com um circuito que emite um feixe de luz e outro que a detecta.

O sensor infravermelho ativo projeta feixes de raios infravermelhos do emissor para o receptor. No momento em que o agressor tenta transpor o muro, consequentemente interrompe o feixe de luz e dispara o alarme.

O alcance desses sensores pode variar de um dispositivo para outro.  No entanto, para a definição de zonas de detecção de invasão é recomendado que cada zona não ultrapasse 150 metros, pois o alinhamento entre o receptor e o emissor será difícil e o feixe poderá ser interrompido por uma forte chuva ou neblina, por exemplo.

Na Modesto Distribuidora, existem três tipos de sensores infravermelhos ativos: o feixe único, o duplo feixe e a linha IRB. As diferenças entre eles estão na quantidade de feixes e o alcance de proteção. Para evitar alarmes falsos (gatos e passarinhos) o interessante é adquirir o sensor infravermelho ativo de feixe duplo ou múltiplo.

Estes sensores infravermelhos ativos também podem ser utilizados para outros processos de automação e controle, como acionamento de cancelas, abertura de portas e portões automáticos, contadores de passagem e bloqueios e ativações de dispositivos.

Os melhores sensores infravermelhos passivos você encontra na Modesto Distribuidora, com a garantia e qualidade da JFL Alarmes. Exija do seu instalador essas marcas!