No artigo anterior, destacamos, de uma forma geral, sobre os sensores de segurança. Hoje, vamos abordar um dos tipos de sensores: o infravermelho passivo. Esse sensor é utilizado para detecção de intrusão por meio da variação de temperatura do ambiente.

Estes sensores podem ser configurados de acordo com a necessidade de alcance e sensibilidade, permitindo que a cobertura seja adaptada para variados ambientes, como áreas fechadas, semiabertas e externas.

Um sensor de infravermelho passivo é formado por um receptor que reage à emissão de raios infravermelhos. Quando ocorre um movimento no ambiente há uma variação de luz infravermelha que permite que o sensor perceba essa movimentação. Ele é chamado de passivo por captar o calor do corpo detectado no ambiente sem emitir luz infravermelha.

Os sensores infravermelhos têm uma lente, branca leitosa e multifacetada, com um led interno que acende quando capta a intrusão no ambiente.

Os sensores passivos podem ser com ou sem fio. Assim, os com fio ficam ligados diretamente à central de alarme. Já os sensores sem fio se alimentam com baterias e transmitem dados através de ondas de rádio.

Sabe o que é legal? Alguns sensores possuem também a função PET! Assim, evitam a detecção da presença de pequenos animais e disparos desnecessários do alarme. Esses sensores também podem ser adaptados quanto ao nível de alcance, podendo ser ajustado para vários locais, oferecendo cobertura em diferentes ambientes.

Os melhores sensores infravermelhos você encontra na Modesto Distribuidora, com a garantia JFL Alarmes. Exija do seu instalador essas marcas!