Conheça os principais equipamentos para proteger a sua casa

 

A insegurança sempre fez parte do nosso cotidiano. E com a segurança residencial não há diferença. Até mesmo em seus lares as pessoas temem pela segurança de sua família. Infelizmente a violência é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Dentre as principais ocorrências estão as invasões e furtos residenciais.

Segundo uma matéria do portal de notícias tiinside online segurança, apontou que neste ano de 2018 houve um aumento na procura por segurança residencial no Brasil de acordo com a Pesquisa Nacional de Segurança Eletrônica, realizada pela SMG.

Logo a indústria de segurança tem crescido exponencialmente. Existem vários recursos tecnológicos, dispositivos e equipamentos de segurança cada vez mais práticos, eficientes, com o monitoramento em tempo integral e acessível a qualquer momento e em qualquer lugar através de smartphones e tablets. Desenvolvidos para maior proteção, conforto e tranquilidade às pessoas dentro de suas residências.

Preparamos então uma lista de quais são os recursos tecnológicos disponíveis no mercado hoje em dia para a proteção da sua casa e de sua família.

1) As câmera de vigilância CFTV

As câmeras de monitoramento são muito utilizadas em sistemas de segurança residencial e em empresas. Estes equipamentos garantem o absoluto monitoramento em sistemas de gravações das atividades em pontos específicos de cada ambiente, possuem alta definição das imagens e com isso geram o efeito inibidor nos ladrões.

Uma observação importante é verificar se as câmeras possuem sensores infravermelho, para capturar imagens em ambientes que não possuem uma boa iluminação. Com isso os sistemas de câmeras funcionam mesmo com a ausência de luz.

Outro detalhe muito importante é que as câmeras estejam atreladas ao sistema de gravação (DVR- Digital Vídeo Recorder), para permitir que as imagens gravadas sejam identificadas posteriormente. Assim o sistema de gravação possui um backup (ou no armazenamento na nuvem pelo google drive). Também é possível monitorar as imagens através do computador, smartphone, ou tablet com aplicativos gratuitos, acessando as imagens em tempo real com direito a áudio e detecção de movimento, gravações programadas e armazenamento de vídeos na nuvem para que você possa assistir tudo posteriormente.

Observa-se que durante os últimos anos, as câmeras de monitoramento e vigilância têm passado cada vez mais por aprimoramentos e inovações tecnológicas. Um exemplo é a câmera IP a qual pode ser acessada e controlada através de qualquer rede IP assim como a LAN, Internet ou Intrainternet, as quais são utilizadas cada vez mais em segurança. As câmeras IP não necessitam de softwares e placas adicionais, o que torna fácil sua instalação e manuseio na rede, possuindo seu próprio endereço de IP.

Existem variados modelos e opções para todos os gostos e bolsos. O valor em média pode variar de cem reais a mais de mil reais.

 

2) As cercas elétricas

As cercas elétricas são os equipamentos de segurança mais conhecidos e baratos no mercado. São instaladas ao redor da casa e do muro para evitar invasores. Como possui alta descarga elétrica, sua presença inibe os criminosos que tentam pular o muro. Há a possibilidade de interligar a cerca a central de alarme, e com isso possibilitar o disparo para a central caso o criminoso rompa o fio.

Outra opção de cerca é a cerca perimetral. Essas cercas não possuem interferência visual e são barreiras invisíveis, geralmente de raios infravermelhos que detectam qualquer movimento estranho.

O único problema pode surgir se os equipamentos foram instalados em locais de muita vegetação, pois surgirão problemas de quedas com galhos, arbustos, gerando disparos falsos e a necessidade de uma frequente manutenção.

Em relação a instalação das cercas elétricas é importante frisar que esse tipo de equipamento deve ser instalado de acordo com as Normas Técnicas da ABNT. Devem ter altura mínima de 2,5 metros além de acompanhar algum tipo de identificação.

 

3) Concertinas

A concertinas consistem em uma cerca feita de arame farpado enrolado e altamente cortante. Este equipamento de segurança ajuda a impedir a ação dos bandidos de invadirem as residências. Se bem instalado, dificilmente pode ser transposta sem causar ferimentos nos criminosos. Possuem um estilo altamente agressivo para um ambiente residencial. Sua contrapartida é que não é possível atrelar esse dispositivo a central de alarme, não possibilitando qualquer tipo de alerta caso a cerca seja rompida. Muitas vezes os moradores optam por criar uma combinação de concertinas e cercas elétricas. Dessa forma é utilizada a cerca elétrica na porção mais externa e a concertina na parte interna. Assim são formadas duas camadas de proteção, sendo, portanto, uma medida de segurança mais eficiente contra invasores.

 

4)Porteiro Eletrônico

Moradores que possuem portão eletrônico, consequentemente precisam de um porteiro eletrônico para poder liberar o acesso a residência. Porém muitas vezes apenas utilizar a voz pode ser arriscado e criar situações perigosas.

Por isso um dos equipamentos de segurança residencial mais importantes é o porteiro eletrônico com vídeo. Pois, assim que alguém tocar o interfone, será possível ter acesso as imagens da pessoa, através da câmera localizada na entrada, e assim será possível saber se é seguro ou não abrir o portão. Esse mecanismo é especialmente útil para evitar situações em que pessoas conhecidas sob a coerção de criminosos consigam ter acesso ao interior de sua residência. É possível atrelar o sistema de câmeras de vigilância para auxiliar na segurança.

 

5)Sistema biométrico para abertura de portas

Para moradores que optam por escolher uma segurança residencial mais reforçada, podem contar com o sistema de controle de acesso biométrico, o qual muito se assemelha a áreas de segurança de segurança máxima. O acesso só a residência só é liberado mediante ao desbloqueio baseado na leitura de retina, impressão digital ou estrutura facial. Este tipo de dispositivo de segurança ainda possui preços elevados para o uso residencial, porém estão ficando cada vez mais acessíveis. Esse sistema de biometria pode ser interligado em portas, fechaduras e portões.

 

6) Sensores de presença de alarmes

Todos os dispositivos de segurança são eficientes, desde os mais simples. Mas se você quiser redobrar a segurança de sua residência basta atrelar a alarmes e serviços de monitoramento 24 horas.

Os sistemas de alarmes são compostos por sistemas de sensores espalhados de forma estratégica pela casa de forma a possibilitar a detecção de pessoas que estejam circulando em uma área. Existem diferentes tipos de sensores no mercado que são apropriados para cada tipo de situação. Por exemplo, o sensor ativo, que utiliza o sistema infravermelho em forma de cerca para proteger a residência. E caso a luz seja interrompida ou transpassada a central de alarme será acionada. Este tipo de sensor é uma ótima opção para moradores que desejam uma aparência mais discreta dos equipamentos de segurança. O único problema desse sistema se deve ao fato de disparar com maior facilidade, devido ao faixo de luz ser interrompido.

Já os sensores de movimento, utilizam ondas de ultrassom para identificar e captar se há algum movimento em determinada área da residência. E quando esse sistema se integra a um alarme o sensor de movimento irá identificar qualquer tipo de movimentação suspeita e acionará a central de alarme, que irá disparar sinais através do telefone residencial ou celular para uma central remota e acionar a polícia. Assim é possível também estabelecer quais serão as ações e procedimentos definidos se identificado a invasão criminosa na residência.

Outra possibilidade é interligar o sistema de central de alarme com as sirenes, que, quando disparadas em uma invasão, inibem o criminoso e alertam os moradores e vizinhos.

Atualmente o sistema de segurança residencial integra os alarmes e os sistemas de câmeras, fazendo com que a central de monitoramento verifique as imagens e em caso de perigo acione o sistema e entre em contato com a polícia.

Estes sensores de alarmes são uma ótima opção em casos que os moradores estão viajando ou em situações que a residência fica sozinha. A instalação dos equipamentos de segurança possibilita mais tranquilidade, liberdade, conforto e valorização do seu patrimônio.

Você utiliza algum dos equipamentos listados acima ou está pensando em adquirir um deles? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e sugestão para o próximo post! Agradecemos sua leitura 🙂